26 de jun. de 2012

Tributo ao Pr. Paulo Henrique Petruco

As palavras nunca seriam suficientes. Tampouco as lágrimas. Por maior que sejam nossos esforços, jamais nos esforçaremos o bastante para retribuir tudo aquilo o que ele fez por nós. Certamente que neste momento as emoções estão potencializadas, e o pranto daqueles que o amam há de ecoar por muitas partes de nossa nação. Essa é a dor de perder um referencial, um amigo, um pai.

Não se trata de santificar um homem em virtude de sua partida. Até porque a humanidade nele era tão presente que não nos permitia esquecer que ele era como nós: falho, pecador, dependente da graça de Deus para acertar cada um de seus passos. Também não se trata de ressaltar com veemência seus acertos e erros. Todos nós erramos, todos nós acertamos. São poucos, todavia, aqueles que tem a dignidade de reconhecer isso: reconhecer a dimensão de sua limitação humana e de sua eventual e constante falibilidade, e, ainda assim, prosseguir confiante e certo do brilho da Salvação concedida a nós por meio de Cristo Jesus.


A vontade de viver, de conquistar, de amar a Deus acima de todas as coisas, isso tudo era fascinante nele! Sempre rodeado de problemas, de pouco caso e indisposição que vinha de todos os lados. Ainda assim, mesmo em tempos de desesperança, sempre encontrava forças para se levantar, e assumir seu lugar no Reino. Sua destreza para lidar com a adversidade e o negativismo nos encantam, até hoje!

Esse era seu diferencial! Ele reconhecia suas limitações, as limitações dos membros de sua igreja, mas ainda assim ousava pensar adiante. Ousava agir e recomeçar, quantas vezes fosse necessário. As limitações nunca o limitaram, e prova disso era que mesmo doente, insistia pra estar na no templo, pregando a Palavra dAquele que o chamou. Insistiu em celebrar as bodas de seu filho mais velho, mesmo sem ter forças para permanecer em pé, demonstrando seu amor e vocação nos momentos de maiores lutas.

Raros eram os sermões em que não se emocionava ao falar do amor de Deus por nós. Jamais se envergonhou por chorar no púlpito durante suas pregações. Esse era seu chamado, essa era sua vida: pregar o Amor dAquele que o resgatou, e resgatar vidas presas nas amarras da ignorância, independente das circunstâncias, independente de preço a ser pago.


Seu conhecimento, rapidez e sagacidade eram de espantar! Percebia os movimentos estranhos e, mesmo aquilo que ainda não havia sido comunicado ele era capaz de visualizar. Quantas vezes se adiantou às informações e surpreendeu aos seus discípulos! Era incrível sua capacidade de percepção e seu humor para lidar com sua equipe. Um grande entusiasta!

Seus atos de renúncia em prol do coletivo demonstram, nitidamente, o seu grande amor pela obra.  Bastava parar para o observar de longe para perceber que sua entrega era incondicional. Seus atos por trás dos bastidores falavam isso. Sua persistência. Seu anonimato, muitas vezes. E ele permaneceu fiel ao seu rebanho até o fim, mesmo muitas vezes sendo incompreendido e julgado.

Ficam aqui palavras de carinho à família, à igreja, e aos amigos. Que possamos, crendo que Deus está acima de todas as coisas, continuar essa caminhada, com nossos olhos fixos no Reino de Deus e sua Palavra.

Pastor, amigo, pai, irmão, grande entusiasta e referencial na fé. Impossível descrevê-lo com perfeição. Tudo o que se pode dizer agora é: esteja em paz Pr. Paulo, nós te amamos e tudo o que vivemos VALEU A PENA!




Há oito anos atrás, em nosso primeiro contato, não poderia imaginar o distância de nossa caminhada juntos. Era algo inimaginável, assim como é, hoje, o fato de aceitar que ele não está mais entre nós.


Talvez poucas pessoas tenham acreditado tanto em mim, e apostado no meu potencial, como esse homem de Deus. Mais até mesmo do que eu. Sou eternamente grato por isso. Grato pelo meu batismo, pelas palavras de fé e esperança, e por seu amor tão genuíno. Amo você, pra sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe..pessoas que fazem a diferença no final...tendem a sofrer..não foi diferente com cada profeta que Deus levantou na terra em pró de sua obra, seu chamado, quando optamos em fazer a vontade de Deus..Deus se encarrega de tudo ..tudo mesmo. Eu creio que com o Pastor Paulo não foi diferente ..levar um rebanho não e fácil.. levar ovelhas diferentes..pois nem todas são iguais..não é fácil..mas Deus o chamou pra isso...e pra ele foi honra de Deus..Imagino Deus do Trono..meu filho me mostre suas mãos ..e ali ele vai mostrar as ovelhas cuidadas com garra..palavras pregadas, choros, risos, lágrimas, ali vai mostrar o SEU CHAMADO...um hino tão pouco cantado por nós..e sim..pra quem nasce no evangelho..passa por eles...
Eram cem ovelhas....

Eram cem ovelhas, juntas num aprisco
Eram cem ovelhas, que amante cuidou
Porém numa tarde, ao contá-las todas
Lhe faltava uma, lhe faltava uma e triste chorou

E as noventa e nove, deixou no aprisco
E pelas montanhas a buscá-la foi
A encontrou gemendo tremendo de frio
Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros
E ao redil voltou

Essa mesma história volta a repetir-se
Pois muitas ovelhas perdidas estão
Mas ainda hoje o pastor amado
Chora tuas feridas, chora tuas feridas
E quer te Salvar..

Este hino pra mim tem um grande significado..quantos pastores estão assim..ele deixou as 99 e foi buscar 1 perdida....e mesmo assim o Senhor "cuidou" das 99... Scucciato Deus é Fiel..há uma nova caminhada agora..há um novo chamado agora..Como vc disse..não compreendo os Teus caminhos..mas te darei a minha cancão .. A vida de um pastor , um adorador...é assim...antigamente no " VT" o Senhor falava com o povo frente a frente..mas pra isso ainda tinha que aprender a Tocá-lo.. Tem horas as vezes que queríamos que ele fala-se conosco assim ..mas não ..Ele deixou assim...pela própria culpa do homem...e homem tem a se voltar a Ele , a Buscar a Ele com adoração ..e Ele responde..mas no momento Dele....na verdade qual seria a pergunta mais obvia ? Pai porque não o curou? o ser humano indaga com todo o direito..mas Ele é Deus..e o Pastor Paulo resolveu seguir o Seu Chamado..de ser do Senhor pra sempre...
que a graça de Deus console sua esposa, me preocupo com ela muito, sua família...em Nome de Jesus..e que entendam o propósito de Deus...
Amém...Deus te abençoe

Jana disse...

eii...fui eu...que mandei ta...é que apertei anonimo sem querer rs