24 de abr. de 2009

Beija-flor, meu amor



Hoje vi algo que me deixou maravilhado: um ninho de beija-flor, em uma árvore em frente ao MUDI. Tão singelo, tão delicado. O grande descobridor foi o Gilberto, que trabalha aqui na secretaria do museu. Ele me deu tanta informação, que me deu até vontade de pesquisar um pouco mais..





Essa é o tesoura. Essa espécie que tem um ninho aqui. Diz o Gilberto
que são agressivos, por isso nem cogitei subir na árvore.




Verdadeiras máquinas de voar, sempre estão com pressa, seu vôo alcança até 100 Km por hora, gastam bastante energia mas se alimentam a todo instante, cerca de 10 a 15 vezes por hora, algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia sendo que nem todas servem de alimento.




Esse me lembra um pinguim (Cadeira do Desabafo: é muito ruim escrever pinguim sem a trema!)




Você pode até não acreditar, mas o beija-flor tem ótima memória, podendo lembrar-se de fontes de alimentos dos anos anteriores. Por isso eles sempre voltavam, quando eu tinha um bebedouro lá em casa. Eu marcava um a um.




Ninho feito usando teias de aranha. Ele aumenta de tamanho quando nascem os filhotes.




Estes curiosos pássaros coloridos são as únicas aves capazes de voar para trás e parar em pleno vôo, chegando a bater suas asas 70 vezes por segundo.



**







**




Conhecem a velha frase “Tamanho não é documento”? Pois é, ela se aplica perfeitamente ao beija-flor, ele é bem territorialista e não se importa com o tamanho do seu adversário, vai pra cima mesmo, dando rasantes. Olha a cara de mal desse...


**




**



Esse é o espada: o único pássaro que tem o bico maior que o próprio corpo (cerca de 20 a 25%)





**





**



O menor beija-flor do mundo é o Beija-flor Abelha (Mellisuga Helenae), originário de Cuba medindo da ponta de sua cauda até a ponta do seu bico, cerca de 6 centímetros e pesando até 2 gramas.



Já o Patagona gigas é o maior beija-flor do mundo, encontrado nos Andes, pesa 21 gramas e mede de 20 a 23 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma andorinha.













No
Brasil, o maior beija-flor é o Topaza pella (17 cm), considerado uma espécie rara e conhecido como Beija-flor-brilho-de-fogo, vive na região do Amazonas e pesa 13 a 18 gramas. (também apresentado lá na primeira foto!)

Nenhum comentário: