31 de dez. de 2014

Colômbia: el riesgo es que te quieras quedar

Uma viagem rica, exótica, cultural e memorável. Assim posso definir minha passagem pela Colômbia entre 23/10 e 07/11/14. Cada pessoa, cada cidade, cada lugar, cada prato típico. Que felicidade a minha em poder conhecer tanta coisa bacana!

A chegada em Bogotá causou certo espanto pelo frio. Mas ok, eu já esperava por isso. O que mais surpreendeu mesmo foram os efeitos da altitude: a geografia do lugar nos deixa extremamente ofegantes ao subir alguns andares de um prédio, ou ao fazer uma corrida curta, mesmo que de poucos metros. Todavia, se não houver esforço físico pode-se respirar normalmente.


Chángua: um prato típico de Bogotá. Parece uma sopa de leite com ovos cozidos e queijo, e salsa, e legumes rsrs Há quem ame, há que odeie. Come-se no café da manhã.

TransMilenio (o metrô com ônibus de Bogotá)







 Em Bogotá estive na Candelária – o centro histórico, conhecendo a arquitetura colonial e prédios do governo. Muito bacana a casa da moeda e outros museus similares. A Torre Colpátria (lindamente iluminada, em cores que dançam e tomam formas diferentes) proporciona uma visão incrível durante a noite! O frio lá em cima não estraga o prazer de se observar a cidade a quase 3000 metros acima do oceano! Perto do prédio, na região central, a vida noturna é badalada, com muitos turistas, bares, restaurantes, feiras ao ar livre, artistas de ruas e muita empolgação. A igreja de Monserrate, infelizmente, só vi de longe. Outra atração memorável da capital colombiana é a Catedral de Sal de Zipaquirá. Que lugar incrível!!!!! Entrar naquelas antigas minas de esmeraldas, onde 85% do terreno é sal, e descer 180 metros abaixo da terra, foi uma das coisas que mais me marcaram em solo colombiano. O povo é muito amistoso e irreverente. Durante os finais de semana, como em algumas cidade do Brasil, fecham-se grandes avenidas para que a população desfrute de lazer, por meio de caminhadas, ciclismo, skate, patins, passeios com cachorros e feiras de comidas locais. Fomos a uma da região norte que me deixou encantado. Enquanto estive em Bogotá, fui acompanhado por Monica e Lorena (onde estive hospedado), e conheci pessoas muito bacanas como Yafizá, Diego e Andréa. Inclusive a festa no apê de Lore, celebrando o aniversário de Nestor, companheiro de casa, foi bem divertida, regada a ginebra (com pepino) e muita salsa, champeta e reggaeton. Claro, não podia faltar o brasileiro dançando um Ai Se Eu Te Pego!, totalmente obrigado pelos conterrâneos de Jamez Rodrigues (eu não sei dançar nadaa!). Foi engraçado.





















Buñuelos: uma espécie de bolinhos de queijo com farinha, fritos no final de ano. Uma delícia.







Ternera a la llanera: carne comum, assado nuns espetos fincados no chão. Acompanhada de batata, mandioca e banana cozidas.

Pastel de Yucca: um bolinho de mandioca, com recheio de arroz com carne moída. No copo, salpicón de frutas. (salada de, com um corante natural). Duas iguarias deliciosas.






Visão noturna da Torre Colpátria.


Moni e Lore na Pizzas Carajos.






Após três dias na capital segui para Barrancabermeja, viajando a noite toda no ônibus da Copetran (todas as viagens de ônibus foram nessa empresa, boa por sinal). Na cidade interiorana do Departamento de Santander me encontrei com minha amiga Laura, seu namorado Oscar e toda sua família. A cidade é muito quente e pouco ventilada, o que aumenta a sensação térmica. Fica às margens do Rio Magdalena e é a maior produtora nacional de petróleo. Passeamos de barco pelo rio, conhecemos a ponte durante a noite com uma bela vista panoramica de toda a cidade; conhecemos também o Museu do Petróleo (embora apenas por fora), e vários locais com jazidas e extração. Tivemos a companhia da divertida Silvia, amiga de Laura, que nos fez rir muito com seus dramas amorosos! A família de Laura achou melhor que eu ficasse num hotel para ter mais comodidade. Nessa cidade começou meu martírio dos banhos gelados (rs). Tirando Bogotá, em todas as demais cidades eu somente tomei banhos com água gelada. Alguns lugares nem chuveiro tinham, sendo apenas um cano ou bica. Sempre que eu perguntava, diziam “Mas aqui é quente, você quer água quente pra quê??” Parecia coisa de outro mundo querer banho de água quente rs.









No dia seguinte a Laura, sua mãe Diossalba , a tia Inês e eu seguimos para Bucaramanga, na casa da irmã de Laura, a Paola. Conheci a Laurent, amiga de Laura, onde dormimos uma noite. Conhecemos a cidade, que é uma das principais do país. Bem aconchegante e moderna. Subimos a serra para tentar saltar de parapente, porém chegamos muito tarde. De qualquer forma, o passeio foi válido. Pela noite, fomos até San Juan de Girón, uma cidadezinha histórica muito convidativa, com suas ruas e construções rústicas. No dia seguinte, Laura, tia Ines e eu seguimos rumo a San Gil, outra cidade histórica do departamento de Santander. A viagem foi encantadora, apesar de um pouco cansativa. O Cañon de Chicamocha foi um dos lugares mais incríveis que estivemos. Durante cerca de 3 ou 4 horas seguimos pelas estradas tortuosas daquela região montanhosa, subindo e descendo serras. Arriscado e desafiante, mas muito boa experiência. Em San Gil, conhecemos o Parque Natural de Galineral, com suas arvores tricentenárias. Em Curiti, há alguns minutos dali, pude finalmente saltar de parapente, acompanhado do guia Andrés, que já conta com 14 anos de voos pelo país. Foi uma sensação incrível voar sobre as copas daquelas árvores, ter a sensação de literalmente flutuar sobre tudo. Passei muito frio, mas foi muito válida a experiência. O dia seguinte foi de retorno a Bucaramanga e depois Barrancabermeja. Na noite seguinte, tomei um ônibus rumo a Medellín.

Um tipo de arroz bem temperado com calabresa, frango e legumes.





Bucaramanga

Não me lembro o nome rs mas o recheio era de morango com queijo. Em Floridablanca, ao lado de Bucaramanga.

San Juan de Girón

Pizza individual de carne desfiada com banana




Arepa de milho com queijo (um tipo de massa muito tradicional... a cada região muda o ingrediente: milho, trigo, etc)








Formigas comestíveis santanderianas. Há quem adore, e quem....


Silvia!












Patacon Recheado: Banana prensada e cozida (muitíssimo comum em todo o país), recheada com calabresa, frango, bacon, carne e abacate. Banana e Abacate são pratos quase obrigatórios em todas as regiões. 



A viagem para Medellín não foi das melhores. Muita chuva e frio, e um certo desconforto no ônibus. Cheguei lá pela manhã, e já fiquei encantado com as luzes da cidades que enfeitavam as serras em torno da cidade. Parecia que a cidade estava toda enfeitada para o Natal, mas não: Medellin estava apenas sendo Medellin. Apenas senti um pouco de falta de cores na cidade, pois a maioria das casas tem o mesmo estilo: geralmente construções de lajotas se pintura ou reboco, dar um tom alaranjado/marrom ao cenário urbano. Os desavisados logo comentaram as fotos chamando de “favelas”, dada a similaridade com bairros de grandes cidades brasileiras. Destaca-se em Medellin o amplo cenário cultural: arte, história, ciência, lazer. Hospedado na base da Jocum (dormindo no Centrocom), junto com a companheira Evenly, e também Alexsander, conhecemos locais muito legais, como o Parque Arbí, no alto da montanha, acessível pelo Metro Cable da cidade (um passeio incrível de teleférico, com duração de uns 40 minutos, num sistema de metrô muito inteligente que leva a população até os bairros com maior altitude), o Parque Explora (lugar de lazer de alta qualidade aos finais de semana), o Pueblito Paisa, a Praça Botero e o Jardim Botânico.










A Bandeja Paisa: deliciosamente boa; o prato que mais se parece com comida brasileira. 15 dias depois, voltei a comer feijão rs

















Bolinhos de batata com carne moida, fritos



















A última cidade a ser visitada foi a aguardada Cartagena de Índias. A viagem de ônibus demoraria 14/16hs, então decidi pegar um voo com a Viva Colombia. Foi muito difícil comprar a passagem, pois pela internet, como estrangeiro, eu não consegui. Compramos então pelo telefone, pagando taxa extra pelo servico, e também taxa extra pelas bagagens acima de 6kg. Embora tenha pagado certinho pelas minhas malas, na hora de embarcar houve uma certa confusão, pois alegaram que eu não havia pago. Eu tinha apenas o boleto pago, mas ele não trazia a especificação dos serviços contratados. Eu já tinha pago 20 mil pesos pela mala, mas tive que pagar novamente, e dessa vez desembolsei 40 mil pesos lá no aeroporto. Me senti muito lesado e nessa altura da viagem meu dinheiro já era pouco. Mas não deixei que estragasse meu passeio e tratei de tentar esquecer.


Ao desembarcar em Cartagena o sentimento de estar em orlas caribenhas foi notável: aquele vento quente tocando o rosto e abrasando a mente, logo às 7hs da manhã! A Colômbia é mesmo um país de várias faces: possui rios, montanhas, matas, praias, frio e calor. Tomei um táxi e segui rumo ao Genoves Hostel, sendo este o único lugar da viagem onde paguei por hospedagem. O primo de Evenly, Egling, tratou de me dar umas explicações gerais sobre a cidade, e demos uma volta pelo centro, para me familiarizar. Eu não cabia em mim naquele lugar fascinante! A cidade histórica amuralhada, as Muralhas de Cartagena, o Castelo de San Felipe de Barajás, aquele clima quente, aqueles milhares de turistas, dezenas de idiomas, gente bonita e empolgada. Lá se respira história, cultura e verão o ano todo! Um congresso internacional de Microbiologia ajudou a movimentar ainda mais a cidade, e por meio dele conheci alguns companheiros brasileiros no local, e um chileno que acabou se tornando um grande parceiro de estadia, o Cláudio. Não fui para as ilhas paradisíacas, mas conheci a praia de Bocagrande ali mesmo na parte continental. A vida noturna é bem badalada. Em um dos dias aluguei uma bicicleta (depois das 16hs, pois antes disso era quase impossível suportar a luz do sol...muito quente mesmo!) e percorri toda a extensão da Muralha, contemplando o por-do-sol e a sensação de gratidão e liberdade que tudo aquilo me proporcionava. Foram dias incríveis ali, um dos lugares mais fascinantes que já estive em toda minha vida.
























Sancocho: um caldo de carne com milho, batata, mandioca e banana. Bem forte, mas saboroso! Eles adoram sopas, mesmo no calor tórrido de algumas regiões.

Frutas frutas e frutas, em todos os lugares!


























Colômbia é tudo isso: um misto de sensações e prazeres, uma coletânea cultural inimaginável. Apaixonante. Seguindo o slogan do governo para divulgar o país “Colômbia: el riesgo es que te quieras quedar”, posso dizer que sim, quero muito voltar um dia e rever todos aqueles lugares, todos os meus amigos e conhecer ainda mais! Hasta luego, mi amor!

Nenhum comentário: