15 de abr. de 2012

Férias da vida

Nunca pensei que fosse ficar assim depois de terminar a faculdade. E provavelmente eu não vá querer que meus filhos leiam isso no futuro. Haha. A realidade é que depois de estudar desenfreadamente para o concurso do INSS eu decidi me dar umas semanas de folga, às quais denominei Férias da Vida.


Era pra ser algo rápido e momentâneo. Afinal, assim que saísse o resultado do concurso eu poderia finalmente dar um rumo na minha vida. Mas o que eram apenas 3 semanas, acabou evoluindo para DEZ semanas (considerando o dia de hoje).


Ora, não me culpem. Era o plano perfeito: aguardar 3 semanas até o resultado. Se eu não passar, vou iniciar finalmente minha carreira como advogado, na parceria com um amigo, e dar linha na pipa como profissional liberal. Se eu passar, então vou assumir o cargo e ser feliz [sim, pq eu considerava que seria ultra rápida a nomeação, pq era assim q estava sendo falado].

Nessas três semanas aproveitei pra relaxar. Literalmente! Acho que poucos seres humanos no mundo tem o privilégio de se comportar assim: deitado horas e horas por dia; acordando muitas vezes às 12h ou 13h da tarde; assistindo séries, filmes, navegando na Internet; dormindo loucamente, na cama ou na rede etc. Sim, pq eu realmente não tinha o que fazer: tinha que esperar do dia 12/02 até o dia 05/03 pelo resultado. AH, E OUTRA COISA: eu não poderia advogar nesse período, pois o meu processo de inscrição nos quadros da OAB ainda estava em trâmite em Curitiba, e levaria um tempo até a Cerimômia de juramento e Compromisso [como já escrevi noutro post].

Bom, foram três semanas ótimas. Sem nenhum tipo de peso na consciência.

Eis que o dia 05/03 chegou. Participei do Juramento na OAB, e finalmente me habilitei como advogado. no mesmo dia, pela tarde, saiu o resultado no concurso. APROVADO!

Então a novela do "Relax" ganhou uma segunda temporada. Para glória de Deus, eu fui aprovado em terceiro lugar [eram, e são, quatro vagas], e eu teria que esperar a nomeação. E se eu teria que esperar, não poderia iniciar meus trabalhos como advogado, pois seria antiético e descabido eu pegar causas para depois ter que abandoná-las, assim que tivesse que me mudar para Loanda, para assumir meu cargo no Poder Executivo Federal. 

E lá vou eu: esperar a nomeação... esperar, esperar, esperar... relaxar, relaxar... me distrair, descansar, sem peso, sem culpa, afinal minhas mãos estavam [e ainda estão] de certa forma atadas.

Enfim, isso perdura até hoje. Agora já são mais de dois meses nessa vida. Esperando pacientemente. Talvez nessa semana tenhamos novidades quanto ao INSS. O problema que nos impediu de já ter assumido o cargo foi o novo plano de previdência, lançado pelo governo para os servidores públicos federais. Que coisa hein, bem na minha vez! Mas como manda quem pode, e obedece quem tem, só nos resta aguardar pelo deslinde dessa novela da vida real, onde o enredo é nada menos que nossas vidas.

Por um tempo eu gostei, mas agora não mais. Nem tanto por ficar parado, mas sim por ver as contas chegando, e eu tendo que me virar pra arrumar um jeito de pagá-las.



Ademais, sabe o que eu aprendi?? ...

Descansar demais cansa!

Sim. No começo é legal, é piração. Mas com o passar do tempo, começa a ficar meio incômodo. 

Dias e dias em estado de inércia [praticamente] fazem com que o seu corpo responda de alguma forma. No caso, o metabolismo é alterado. Seu apetite muda, afinal vc não está cansado pra sentir muita fome. Seu intestino muda, afinal seu corpo não se movimenta tanto e os movimentos intestinais ficam reféns da inércia da nave mãe.

Sono? O que é isso? Vc passa a acordar cada vez mais tarde. Daí a noite não consegue dormir. Dá 3hs da manhã, e vc quer que o dia continue, tá na pilha. Sim, pq acordou tarde e, além do mais, seu corpo não está cansado, já que vc passou o dia todo deitado na sua cama, ou no sofá, ou largado na rede assistindo séries vampirescas com toques de ficção científica. Ter que se obrigar a dormir é certamente um dos pontos mais críticos dessa rotina de sofá-e-cama [todos já dormiram, só tem eu online!! preciso dormir!].

A falta de exercício deixa seu corpo enferrujado. Seu membros não respondem como antes; seus músculos estão rijos e tensos. Vc se sente todo endurecido e fora de forma. O que é pior: a produção de hormônios e neuro transmissores é afetada diretamente pelo seu estado de repouso, e com isso vc tem sérias alterações no humor: irritabilidade, ansiedade, tristeza, fica mais deprimido e tal. E isso é complicado, hein.


Pois é, dieta pra Garfield nenhum botar defeito...


PS.: não sejamos tão severos! No entretempo destes dois meses eu tbm ajudei a organizar um acampamento e vendi cerca de 200 bombons e 28 ovos de páscoa.



bjos

Nenhum comentário: