10 de abr. de 2012

A nova teoria da Decepção

pra você que já disse "NEVER MORE!!!!" 


Quantas vezes você disse “nunca mais”? Quantas situações de dor te fizeram preferir nunca ter nascido? Quantas oportunidades não vividas pelo fato de que você não quer, de forma alguma, correr o risco de novo? Será que seu coração está tão ferido que tudo o que ele consegue fazer atualmente é bater?...Sintomas de decepção, frustração, medo. 
Decepções são boas ou ruins? Os choques que levamos na vida, as rasteiras, as frustrações, os sustos que se transformam em traumas...qual o valor deles? Positivo ou negativo no final das contas? ...Parecem fáceis demais as respostas para essas perguntas, não é?
A uns dois anos atrás eu tive um encontro não muito distante com a morte. Um daqueles sustos inesperados. Estava em Praia Del Leste brincando com as ondas junto com alguns amigos, quando eu senti que estava perdendo pro mar e estava sendo levado. Eu não gritei, num fiz nada; pensei comigo: “ah, daqui a pouco eu já consigo já...tranquilo”. Mas num foi bem assim. Fui levado mais uns metros e perdi o contato com a areia. Pra ajudar eu estava cansado de tanto brincar e foi nesse momento que a primeira impressão de que eu iria morrer, apareceu. 
Não se luta contra o mar, eu sabia disso. Mesmo assim tentei voltar de algumas formas, sem sucesso. Estava me esforçando pra me manter em cima. Nesse estado eu pedi a DEUS por socorro. Na minha mente estava pedindo a algum tempo, mas verbalizei o apelo. E Ele me tirou de lá. Fiz um esforço súbito pra nadar e meus pés se reencontraram com a areia. Fui caminhando, só que bem lentamente. Não estava sentindo muito o meu corpo. Mas minha mente estava bem ativa; assustada, pesando muito coisa. “Eu realmente poderia ter morrido”, eu pensei.
Quando coisas desse tipo acontecem com a gente, uma reação natural seria: “nunca mais vou entrar na água”. O medo daquela sensação, o medo de perder a vida, o medo de arriscar de novo, de apostar, de tentar faz-nos colocar nas mãos umas das piores algemas que existe: a Radicalização. “nunca mais faço isso”; “nunca vou perdoar tal pessoa” “nunca mais faço o vestibular” “não quero mas perder tempo com isso que nunca vai dar certo”... E pouco a pouco a vida vai perdendo o sabor.
Até parece!!! No final do ano passado tive a oportunidade de ir ao litoral de São Paulo passar uns dias. E lá estava ele: O mar. Forte e verde como sempre. Penso que ele se lembrou de mim, e disse: “ você por aqui?” (...). Eu e ele voltamos a conversar normalmente, como bons amigos. Brinquei outra vez com aquele que a uns meses atrás quase me tirara todas as próximas oportunidades de ver o sol nascer. E foi tranquilo. Eu o respeitei. Não o vi como um monstro ou um vilão. Ele é só mais um professor de DEUS. 
Com as decepções fechamos muitas portas importantes, mas não são pra isso que elas servem. Elas devem ser significado de aprendizado, crescimento; elas devem amplificar e não reduzir o alcance dos nossos sonhos. 
É um erro imenso pensar que nas frustrações estamos perdendo um bem, ou uma pessoa ou uma oportunidade, e isso nos causa dor. O que causa os maiores danos numa decepção é a suposta perda de algo que nunca tivemos e nunca iremos ter: CONTROLE. Nós não estamos no controle. Não mesmo. A primeira e maior lição que nos enriquece quando as coisas não saem como sonhamos que seriam, é saber que quem realmente esta no controle é DEUS, e que quando vivemos pra Ele, surpresas as vezes não muito agradáveis estão no caminho, mas que esse é o mesmo caminho que nos levará ao sonho, ao milagre, e também ao céu. 
Quando o assunto é relacionamento, as decepções “arrancam” um pouquinho a mais de sangue do que o normal, certo? A gente fica tão ferido que diz pra si mesmo: “não quero mais me envolver com ninguém”, ou passamos a nos envolver superficialmente, sem oferecer muito àquilo, com um medo ensurdecedor de sermos frustrados outra vez. Mas as lições da “mestra” DECEPÇÂO são as mesmas. Nem olhos virão, e nem ouvidos ouvirão e nem jamais pensaram sobre tudo aquilo que DEUS tem preparado para aqueles que o amam. Espere um tempo, bata o pó que estiver acumulado sobre o seu sonho, e abrace-o de novo, ame-o como da primeira vez ... e ainda mais. Essa é a ideia.
Depois de cairmos ou de derrubarem a gente, o ideal é que olhemos para a decepção com respeito, com maturidade. Sabendo que não estamos no controle e por isso as coisas podem não sair como pensamos, mas que com certeza, e em NOME DE JESUS, vai ser melhor do que pensamos. É levantar a cabeça, e mesmo sentindo as lágrimas desenharem em nossos rostos, manter a espada em movimento e o escudo a postos. É perceber, é prever, é ensinar outros a manterem seus pés na rocha e não no sonho, rocha essa que é o nosso amado mestre, JESUS CRISTO. Essa é a nova teoria da decepção. ELE sabe o que é melhor pra mim, ainda que aconteça o pior. I will trust in HIM.

Marlon Danilo

Nenhum comentário: