18 de abr. de 2012

João Bunyan e Heloísa Rosa: como não amar?

Estava lendo um pouco sobre João Bunyan, um funileiro que sacudiu as bases da sociedade há trÊs séculos atrás, simplesmente porque decidiu se comprometer com o Evangelho. Achei algumas de suas passagens incríveis, como essas:

"Enquanto eu assim meditava, o seguinte trecho das Escrituras penetrou no meu espírito com poder: ‘Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou.’ Assim fui levantado para as al­turas e me achava nos braços da graça e misericórdia. An­tes temia a morte, mas depois clamei: ‘Quero morrer.’ A morte tornou-se para mim uma coisa desejável. Não se vive verdadeiramente antes de passar para a outra vida. ‘Oh!’ – pensava eu – ‘esta vida é apenas um sonho em com­paração à outra!’ Foi nessa ocasião que as palavras ‘her­deiros de Deus’ se tornaram tão cheias de sentido, que eu não posso explicar aqui neste mundo. ‘Herdeiros de Deus!’ O próprio Deus é a porção dos santos."

De coração, clamei a Deus com grande insistência que Ele tornasse a Palavra eficaz para a salvação da alma… De fato, disse repetidamente ao Senhor que, se o meu enforca­mento perante os olhos dos ouvintes servisse para desper­tá-los e confirmá-los na verdade, eu o aceitaria alegremen­te. O maior anelo em cumprir meu ministério era o de en­trar nos lugares mais escuros do país… Na pregação, real­mente, sentia dores de parto para que nascessem filhos para Deus. Sem fruto, não ligava importância a qualquer louvor aos meus esforços; com fruto, não me importava com qualquer oposição.”

Faz ainda considerações muito oportunas sobre o salmista e sobre o "derramar a alma", a qual achei muito interessante: "‘A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresen­tarei ante a face de Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma!’ (Salmo 42.2-4). Note: ‘Derramo a minha alma!’ é um termo demonstrativo de que em oração sai a própria vida e toda a força para Deus”.

Lendo os Sls 42 e 43 na Bíblia [os quais constam como um único salmo em muitos manuscritos hebraicos], pra entender melhor o 'derramar' da alma, eis que me deparo com uma linda canção da Heloísa Rosa. Na verdade, ela que se deparou com o salmo e transformou em música, né! rsrs Como diria uma amiga, o legal da Heloísa é que suas músicas são a Bíblia relatada. É muito derramar né!!! Tem como não amar?? 


PS.: To muito a fim de ler "O Peregrino", do Bunyan. Alguém?

Nenhum comentário: