6 de mar. de 2009

Verificação Comportamental

Há um mês trabalhando como zelador no MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar), da Universidade Estadual de Maringá, pude perceber as diferentes posturas das pessoas quanto às pessoas nesse cargo (e em outros semelhantes, considerados, mesmo que tacitamente, como cargos inferiores aos demais). Pude notar quatro comportamentos diferentes, no exercício das atividades de um profissional da limpeza:

1) Tem aquelas pessoas que te dizem "bom dia", sorriem e conversam com você.

2) Tem aquelas pessoas que simplesmente olham no seu rosto e dizem "bom dia", sem mais delongas.

3) Tem aquelas que dizem "bom dia" mas nem olham na sua cara.

4) E tem aquelas que nem olham na sua cara, nem dizem "bom dia", nem nada. Como se você não existisse. Neese grupo, abro duas vertentes:

...4.1) Com o tempo, a pessoa se acostuma com sua presença diária e passa a te tratar como pessoa (não mais mero objeto de decoração).

...4.2) Mesmo com o tempo, ela continua indiferente a você.

Realmente, as pessoas são muito diferentes entre si. Criação diferente, valores diferentes. A humildade é a base de tudo, esse é o valor que eu tenho aprendido. Esse é o valor que as circunstâncias e algumas pessoas têm me ensinado.

*****************
Anteontem a Polícia Florestal trouxe para o MUDI uma onça parda (morta). Quando vi levei um susto... pensei: nossa, um puma!! Parece muito com um.... ela foi atropelada na região de Colorado-PR, não muito longe de Maringá, e trazida pra cá para ser empalhada... até coloquei a mão no corpo dela... tava gelado!!! (é claro que estava!!) Um animal muito belo, pena que não temos reservas florestais o suficiente na região para que eles possam viver em segurança e em seu habitat natural (sem ter que ficar destruindo criações de coelhos e cabras...). É lastimável o número de animais que morrem nas estradas brasileiras... é lastimável a falta de uma estrutura bacana, que ofereça condições naturais dignas para os ecossistemas subsistirem... o homem gosta de tudo girando em torno do seu umbigo...

Dentro de alguns dias estará empalhada, quem sabe eu consiga uma foto pra postar aqui. Será um dos mais belos integrantes do MUDI.

Nenhum comentário: