6 de nov. de 2008

ANSIEDADE

A edição deste mês da SUPER trás como matéria de capa a Ansiedade. Olha que eu estava ansiosíssimo para ver qual era a capa deste mês, mas me recusava a ver no site ou em uma banca de revista. Esperei chegar em casa e... tcharam! "ANSIEDADE". Aí fiquei ansioso pra ler a matéria. A gente vive ansioso... Definem a ansiedade como um medo, um receio de algo futuro. A definição, na verdade, é bem mais ampla e complexa do que conhecemos ou pensamos. Muito boa reportagem.

A ansiedade é algo intrínseco e fundamental ao ser humano. Segundo explanações da revista, a ansiedade está presente desde os primórdios da história humana. Aliás, foi decisiva na seleção natural, na lei da selva: somente os mais preocupados com a sobrevivência puderam superar os perigos e contornar situações (como os predadores, por exemplo).

Na Idade Média (ou até ela), as pessoas sentiam-se ansiosas devido à exaltação da religiosidade. Qualquer motivo poderia levar os fiéis do céu ao inferno, e por isso tamanha preocupação em nunca errar.

Atualmente, nos sentimos ansiosos de outra forma. Hoje o homem não tem de se preocupar muito com predadores, e são poucos que esquentam a cabeça com princípios religiosos. O que acaba com a gente é tanta informação, tantos parâmetros a serem seguidos. A tv e as revistas nos bombardeiam com imagens de pessoas bonitas, bem-sucedidas, ricas e felizes. Logo, fazemos uma comparação e vemos que somos piores que elas (sempre perdemos para essas figuras fictas e estereotipadas!). Sentimo-nos ansiosos porque queremos ser mais bonitos, mais ricos, ter um trabalho bom, uma boa colocação social, uma boa qualidade de vida...

A internet nos enche de informação a todo o tempo. Temos de tudo um pouco, mas não temos tempo para ver tudo e formarmos opinião sobre tudo. Isso nos deixa frustrados, impotentes...

Há tbm aquelas pessoas que desenvolvem doenças a partir de algum fato, como por exemplo um trauma sofrido (estresse pós-traumático), um medo que é aumentado até se tornar pânico (síndrome do Pânico), fobias, transtornos obsessivos-compulsivos (lavar a mão até sangrar, por pensar que está suja ou com bactérias), e a dita Ansiedade Generalizada (perturbação intensa e contínua, por meses).

Ainda assim, ela é importante. O mundo tem que girar, as coisas tem que acontecer. E se ninguém se preocupar com nada? Imagina?! O que deve ser controlado é a intensidade com que ela acontece. Todos somos mais, ou menos ansiosos.

Apesar da terapia ajudar, a melhor solução é relaxar e saber que não dá pra fazer tudo hoje... que tudo tem seu tempo. É difícil, mas não impossível.

Nenhum comentário: